terça-feira, 10 de maio de 2016

Resenha: Te conto um conto – Um enlace entre psicanálise e literatura infantil

Ainda não falei para vocês, mas além do enorme mundo literário que eu amo, eu também sou apaixonada por psicologia e neurociência (o que não se deve somente ao fato de eu ser psicóloga, mas sim ao que sempre fui apaixonada por psicologia). Hoje trago um livro que eu tinha desde a época em que iniciei a faculdade (faz tempo), mas que eu nunca tinha conseguido terminar de ler, antes pelo fato da correria, depois por esquecimento. O livro tem 212 páginas e eu li ele em 2 dias, apesar de ser um livro de cunho científico ele é super fácil de ler, que surgiu através de encontros chamados Te conto um Conto que ocorrem em Passo Fundo – RS, onde se reúnem profissionais, pais, filhos, avós, estudantes, etc., para falar e compreender ainda mais sobre as fábulas infantis. O livro trás uma análise dos contos infantis, desde sua criação até a mensagem implícita e explicitas que eles trazem (principalmente para as crianças) além de falar sobre fantasia.
O livro aborda os seguintes contos: Patinho Feio, Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Os Três Porquinhos, A Bela e a Fera e João e o Pé de Feijão.
Como o livro é mais antigo me preocupei em ver se vende ainda em algum lugar, eis que não encontrei em nenhum lugar, porém não pude deixar de perceber que há pelo menos 4 disponíveis para a troca no Skoob, caso alguém se interesse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário