segunda-feira, 25 de abril de 2016

Resenha: Livro Os Desaparecidos

Boa tarde!

Hoje vim falar do livro Os Desaparecidos - A procura de 6 em 6 milhões de vítimas do holocausto, do autor Daniel Mendelsohn da Editora Casa da Palavra, e tem 511 páginas.
Como no subtítulo, esse livro fala da procura do autor Daniel sobre o que aconteceu com a sua família no holocausto, onde a cada viagem e descobertas com pessoas e arquivos provenientes da época ele começa a traçar a real história de cada um deles.
O livro é incrivelmente fascinante, onde nos faz viajar nas histórias das vítimas, o legal desse livro é que ele foge da história polida que sempre ouvimos por aí, e conta sobre o que aconteceu aos Judeus em cidades como Bolechow.
Demorei um pouco para ler esse livro, comecei a ler em Janeiro e terminei de de ler no início de Março, confesso que me arrastei no início, Mas a partir da parte 3 a leitura engrenou e terminei ele em 1 semana e meia (devido a correria).
O livro também mostra diversas fotos de pessoas que fizeram parte do holocausto.

 




Alguns trechos interessantes:

  1. "Quão casualmente nós confiamos em fotografias, realmente; quão preguiçosos nos tornamos por causa delas. "Come é sua mãe?", alguém desejará saber; e a gente dirá "espere, vou lhe mostrar", e recorrerá a uma gaveta ou um álbum para dizer "ei-la". Mas e quando não se tem foto da mãe, ou de alguém da família - nem mesmo de si próprio antes de uma certa idade, como se pode explicar como ela, eles ou você são?"
  2. Eles estiveram lá e nós, não. Há lágrimas nas coisas; mas todos nós choramos por razões diferentes.
  3. "Ela morreu, mas o álbum dela sobreviveu.
  4. Isso faz com que você se dê conta de que o holocausto não foi algo que simplesmente aconteceu, mas é um evento que ainda está acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário